Dica de leitura - Pare de se odiar

by - dezembro 10, 2018

"A publicidade sempre colocou a mulher como um objeto em perfeitas condições, dos cabelos às unhas dos pés. Tudo nela é bonito, alinhado e alvo de desejo. Isso faz com que a mulher real não se veja nas propagandas  porque as modelos não se parecem com ela, criando no imaginário coletivo um ideal a ser seguido e uma insatisfação constante por não conseguir alcançá-lo."





Decidi incluir aqui no blog uma nova seção com dicas de leitura. Como trabalho com livros, nada mais justo do que compartilhar aqui um pouquinho do que leio e mostrar algumas obras que considero importantes para as mulheres, principalmente. 

Nessa seção, vamos ver obras ligadas a moda e também sobre empoderamento, feminismo e questões importantes para nós, mulheres, hoje em dia. 


Sobre o livro - Pare de se odiar


Pare de se odiar é praticamente um manifesto contra a gordofobia. A autora divide com os leitores a sua experiência pessoal em odiar o próprio corpo, com a qual praticamente todas as mulheres vão se identificar de alguma forma. Em relatos fortes e comoventes, Alexandra (ou Xanda, como gosta de ser chamada) nos faz enxergar a realidade através de seus olhos, uma pessoa gorda - e mostra que não há nada de errado nesse adjetivo.

Xanda desmistifica o conceito da palavra "gorda", que tem na nossa sociedade uma conotação pejorativa. Ser gorda nada mais é que uma característica física; como ser magra, alta, baixa, ter cabelos escuros ou claros. Não deveria ser um juízo de valor e um pré-julgamento sobre alguém apenas por sua aparência.

Todos tendemos a julgar as pessoas gordas, e principalmente as mulheres, como pessoas desleixadas, descuidadas, incapazes. E por quê? A sociedade nos moldou assim, ensinando desde cedo que o correto é ser magro, nos entupindo com imagens de mulheres "perfeitas", sem gorduras, nos impondo um padrão.Só que esse padrão não existe.

Esse livro foi muito surpreendente para mim, porque eu já me considerava alguém sem preconceitos. Mas descobri que ainda havia algo em mim que se identificava com tudo aquilo que a autora descrevia. Após a leitura, me considero mais livre desses parâmetros de julgamento, especialmente em relação a outras mulheres. Temos que nos respeitar e nos apoiar, não julgar e apontar.

Recomendo fortemente que você venha se sentir dessa forma também. :)





Sobre a autora - Alexandra Gurgel

Xanda é jornalista formada pela PUC e, após anos atuando na área, decidiu investir em seu canal no YouTube, o Alexandrismos, e deu muito certo: hoje,  já tem 379 mil inscritos no canal. Ela é carioca, mas atualmente mora em São Paulo, e divide a carreira de YouTuber com a de empresária e sócia-fundadora da Volume, que envolve vários projetos com tema body positive.

A autora do livro é referência no assunto de empoderamento feminino, no segmento body positive, que levanta a bandeira da aceitação do corpo como ele é. Em seu perfil no Instagram, com 252 mil seguidores, Xanda posta mensagens de incentivo às outras mulheres e, por que não?, muitas fotos de seu corpo gordo, que ela aprendeu a amar. Vale o follow!





Se você se interessou, pode encontrar o livro à venda aqui; está disponível nos formatos impresso e digital. 

Vamos ler e nos libertar! <3 



You May Also Like

3 comentários