O guia definitivo para usar mix de estampas

by - novembro 27, 2018

A pedidos, o post de hoje é sobre como criar looks misturando estampas, mantendo as peças em harmonia, sem ficarem desconectadas. Seguindo alguns passos, é possível montar produções criativas e que fogem do comum, mas sem parecer um grupo de roupas unidas sem planejamento.


Costumo ver muita gente com medo de misturar estampas, imaginando que o look vai ficar ridículo ou chamativo demais. Uma novidade pra vocês: experimentar não mata ninguém! Rs Se você tem vontade de tentar novas combinações, vista e se olhe no espelho; se gostar, vá com tudo!

Aprender a misturar estampas, além de ser um exercício de criatividade, é também uma ótima forma de multiplicar seu guarda-roupa. Deixar de usar aquela saia colorida só com blusa branca é uma super vantagem e te proporciona vários looks com a mesma peça!

Para todas as possibilidades de combinações, temos uma dica valiosa: combinar peças que tenham uma cor em comum, para harmonizá-las entre si. Com esse ponto em comum entre as estampas, ao visualizar o look, nós o percebemos como uniforme.

Entre as possíveis combinações, temos algumas estratégias que se destacam:

Dica 1: Listras + floral

A mistura de listras e floral é a mais fácil de fazer. Geralmente, seguindo a regrinha da cor em comum, esse mix não tem erro.  

Aqui temos dois looks despojados e perfeitos para um passeio em dia de sol. O visual fica harmônico e bastante alegre.

O mix também pode ser mais arrumadinho! Aqui temos duas opções de looks que poderiam inclusive ser usados no trabalho. Blazer, saia longa e a cor preta contribuem para uma produção mais formal.


Um dos meus looks com floral + listras <3 Nesse caso, a cor em comum foi o azul, e criei uma contraposição entre a camisa de botões, mais formal, e a saia de babados, mais despojada.


Dica 2: Motivos grandes + pequenos

Essa é outra dica certeira. Ao escolher duas peças estampadas que você ache que combinam, é legal verificar se uma delas tem a estampa maior, mais espaçada, e se a outra tem motivos menores, mais delicados. A composição desses dois dá uma sensação de continuidade, como se o look se complementasse de fato.

No primeiro look, a calça tem elementos maiores e mais nítidos, enquanto a blusa tem bolinhas pequenas que compõem bem a produção; ainda cabe a bolsa de bananinhas, que acrescenta um tom divertido. No segundo, a combinação de poás grandes e menores passa a impressão de que é uma peça só!

Nessas produções com saia midi, o mesmo acontece. A estampa floral maior cria uma ótima combinação com a saia de poás; as duas peças aparecem e não brigam entre si. Na segunda foto, as bolinhas mais uma vez criam um look harmônico e quase único.


Nesse look, combinei a blusa de corações com a pantacourt que tem estampa de libélulas bem pequenas. A cor laranja está presente nas duas peças.

Dica 3: Geométricos

Misturar estampas geométricas é outra opção interessante. As peças se complementam e o visual foge do óbvio, o de usar a estampa com cor neutra.

Essa mistura pode ser super chique e elegante. Se for nas cores neutras, então, fica mais sofisticado. É possível até incluir uma terceira peça!

O contraste entre horizontal e vertical é uma ótima sacada para criar esse mix. A sensação é de complementação entre uma peça e outra.


Sou apaixonada por essa calça com estampa geométrica. Sempre usei só com blusa preta ou branca, até que descobri que ela funcionava muito bem com esse cropped de estampa vichy.


Dica 4: Estampa de onça

A estampa de onça, diferente do que se imagina, é considerada neutra, já que é formada por tons de marrom. Por isso, é possível, sim, combiná-la com outras estampas!

Aqui vemos duas possibilidades de combinar a oncinha: com floral e com poás. As cores comuns, marrom e preto, tornam o look harmônico e super diferente!

A produção com listras e onça também dá muito certo. O resultado é um look mais sóbrio e super estiloso.


Aqui, a mistura da estampa de oncinha com a blusa preta e branca é harmônica pela semelhança de cores e formas.


Dica 5: Peças distantes

Se você quer experimentar o mix de estampas mas ainda não se sente confortável, tente combinar peças que fiquem longe uma da outra no corpo. Por exemplo, um tênis de oncinha com uma blusa estampada; ou uma calça florida e um lenço de bolinhas; assim por diante. Quanto mais afastadas as peças estiverem, menos criam atrito entre si e o mix fica mais leve.

Três opções para testar: sapato estampado com blazer listrado; lenço no pescoço e saia geométrica; vestido de poás e bolsa estampada.


Já usei meu slip on de oncinha em diversas composições, e nessas duas criei um mix com a camisa estampada e com o vestido listrado.

Dica 6: Cropped

Para quem se sente à vontade de deixar a barriga à mostra, a combinação de cropped com parte de baixo também é interessante porque as peças não entram em conflito direto; a pele fica no meio!

Nessas fotos, temos produções super alegres e no clima do verão. Listras, poás, estampas de frutas e florais se encaixam perfeitamente na estação.

Essas duas produções são mais sóbrias,  mas funcionam da mesma forma. As peças, apesar das cores sérias, também trazem um tom sensual ao look.


Meu look mix com cropped, super alegre e colorido para o verão!


Esse é um guia para quem deseja começar a misturar estampas. Mas não é, de maneira nenhuma, uma exposição de regras. Afinal, vestir-se deve ser uma ação livre e é algo totalmente individual. 

Minha intenção é principalmente incentivá-las a tentar criar novas combinações. O que acham de  experimentar?



*Fotos: reprodução Pinterest.



You May Also Like

3 comentários